Outbound Marketing

O que seria o Outbound Marketing? Trata-se, basicamente, de estratégias opostos ao Inbound Marketing, em que o indivíduo identifica perfis dos potenciais clientes e os aborda.

De modo mais elaborado, pode-se dizer que o Outbound Marketing consiste em um processo de prospecção ativa cujo objetivo é abordar clientes que refletem o perfil do cliente ideal. Esses, portanto, possuem características que se enquadram na melhor solução ofertada. ⠀

Seria uma forma ultrapassada? Há quem diga que sim, mas ainda é muito utilizada. ⠀

Ok! Ficou claro! Porém, passo a passo, como ela ocorre? ⠀

Veja, de forma resumida, como esse processo acontece: ⠀

– Estudo do cliente

– Prospecção

– Contato

– Priorização do cliente potencial (Qualificação)

– Negociação

– Contrato ⠀

Parece simples, não é mesmo?! Algo que, seguindo a sequência lógica, qualquer um faz. No entanto, não é bem assim! Por se tratar de uma abordagem direta, o processo acaba sendo dificultado, uma vez que grande parte dos clientes não se interessam ou não estão muito “afim de ouvir”. É aquele famoso “Estou ocupado”. ⠀

Além disso, a captação dos leads (os potenciais clientes) também se torna um outro obstáculo. Por conta da carência de ferramentas que ajudam nessa captura e “desenrolar” do processo, o Outbound Marketing acaba sendo um pouco mais complicado de realizar. ⠀

Porém, não existe um único jeito. Com o objetivo de sanar gastos com equipes de Outbound, são procurados outros meios de realizar essa prática. O que muito comumente é feito é a reversão do capital destinado para prospecções ativas em patrocínios de eventos, anúncios pela internet, rádio, outdoor ou televisão, sendo meios muito mais eficientes. ⠀

Visto isso, fica um questionamento para você: ⠀

O que acha do Outbound Marketing?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Erick Tomaz

Erick Tomaz

Empreendedor há 7 anos. Especialista em estratégias de Marketing Digital. Fundador da Fábrika de Festa, uma empresa que atende o mercado de festas e decorações há mais de 8 anos e já ultrapassou a marca de 4 milhões de faturamento por ano.

Deixe uma resposta

Posts Recentes

 Ver tudo