Marketing – Dicas Para Reduzir Os Custos Com Campanhas

Promover um produto, item ou a si mesmo, exige grande esforço e dedicação, ainda mais por meio do marketing digital. Mas se você está pensando em fazer isso apenas por uma estratégia orgânica, dificilmente conseguirá o que quer. Às vezes é necessário que você invista um pouco de capital, mas não muito, como algumas empresas e pessoas pensam. Então, como você pode reduzir os custos com as campanhas que faz?

Reduzir os custos e gastos não significa, de forma alguma, deixar de investir, mas sim melhorar o processo. Muitas pessoas levam isso ao pé da letra e cortam, de fato, os investimentos que estão sendo realizados, mas a ideia não é essa. Utilizando-se melhor do que as ferramentas oferecem, você pode otimizar as campanhas e diminuir os gastos.

Reduzir Os Custos Com Campanhas

Se é esse o objetivo do seu departamento de marketing ou a sua própria meta, você está no lugar certo. A seguir, vamos apresentar dicas importantíssimas para que você consiga realizar seus planos. Veja só:

1. O que realmente importa para você?

Para você, é mais importante diminuir o custo do clique ou aumentar suas conversões? Você pode propor vender um produto de R$ 100,00 realizando uma publicidade no valor de 1 centavo o clique, conseguindo mil acessos e nenhuma venda, ou pode, também, pagar R$ 2,00 por clique e ter inúmeras conversões. Qual é o seu objetivo?

2. Separe os assuntos

Determine a sua persona, isto é, o cliente ideal, semifictício, baseado nas características de um cliente real. Após a estruturação dessa etapa, crie um calendário de conteúdos listando palavras-chave relevantes para o público e otimize o site considerando o uso de dispositivos móveis e computadores.

É necessário, também, que o cliente entenda perfeitamente que aquilo vai atender suas necessidades e anseios. Faça de modo que fique claro, objetivo e atrativo. Assim, um estabelecimento pode ter vários segmentos de anúncios para tratar do mesmo nicho ou faixa etária. Veja o exemplo:

Grupo de anúncios 1: Carros de controle remoto em São João

Palavras-chave:

  • Carro;
  • Controle remoto;
  • Carro de controle remoto;
  • Remoto;
  • Carros remotos em São João.

Anúncio:

“Conheça os carros de controle remoto da marca Y “

Grupo de anúncios 2: Carros de brinquedo para crianças em São João

Palavras-chave:

  • Carros para crianças;
  • Carros para crianças em São João;

Anúncio:

“Melhores carros de controle remoto pelos melhores preços”

3. Melhore os anúncios

Entenda como funciona o seu Retorno sobre o Investimento (ROI). É com esse critério que você entende o quanto está gastando e, em tese, valendo a pena. Como no tópico 1, o que vale mais para você: baixo custo e nenhuma conversão ou um custo mais elevado e várias conversões?

Com testes A/B, você consegue entender melhor o que o público gosta e o que mais atende suas necessidades. Assim, mudando as estratégias de publicações, o seu retorno sobre o investimento feito passa a ser muito maior.

Para calculá-lo é simples:

ROI = (lucro – custos) / custos

  • Valor de venda do carro de controle remoto= R$ 100,00
  • Custo do produto = R$ 50,00
  • Valor investido em Adwords = R$ 80,00
  • Vendas realizadas: 3

ROI = (R$ 100,00 x 3) – {(R$ 50,00 x 3) + R$ 80,00} / (R$ 50,00 x 3)

ROI = 0,46 ou um retorno de 46%

4. Trabalhe em cima de dias e horários

Determinar anúncios em dias e horários que o movimento de leads é baixo não faz sentido. Assim, entenda sua persona e busque por análises que demonstrem os melhores momentos para realização dos anúncios. Potencialize seu processo.

5. Aumente o Quality Score

A qualidade de um anúncio está estritamente ligada a:

  • Taxa de Cliques
  • Palavras-chave
  • Otimização de landing page

Melhorar qualquer um desses aspecto é aumentar o seu índice de qualidade (Quality Score), gerando mais conversões.

6. Atenção para as palavras-chave

Existem algumas palavras-chave que trazem maiores resultados. É possível visualizá-las no sistema de impulsionamento dos anúncios. Trabalhe novos anúncios com o uso de palavras dos anteriores. É importante que existe essa conexão para um gradual progresso.

Viu? Não é tão complicado como parece. Pode ser que você não precise diminuir seus custos com os anúncios, mas sim potencializá-los de forma que ofereçam maiores destaques e conversões. Fique atento nas estratégias citadas e evolua a cada dia!

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Erick Tomaz

Erick Tomaz

Empreendedor há 7 anos. Especialista em estratégias de Marketing Digital. Fundador da Fábrika de Festa, uma empresa que atende o mercado de festas e decorações há mais de 8 anos e já ultrapassou a marca de 4 milhões de faturamento por ano.

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